Os nomes curiosos da comida italiana

Escrito por Andrea Chiavacci

21fevereiro, 2021

Já imaginou alguém perguntando para a própria avó:

“Hai fatto la Putana oggi? “(Já trabalhou de puta hoje?)

Ou oferecer para um padre um prato de “Strozzapreti” (estrangula padres)?

Veja alguns nomes fora do comum de alguns pratos tradicionais da culinária italiana.

CAZZIMPERIO

“Cazzo” em italiano é o termo vulgar com o qual se identifica o órgão genital masculino. Em uma tradução livre estaríamos falando de “império do p …”.
Mas nada mais é que um saudável e gostoso “pinzimonio”, uma forma muito comum na Itália, de comer vegetais crus mergulhando-os em um recipiente com azeite, sal e pimenta. Na antiga Roma o azeite era temperado misturado assim com a “cazza” colher em uso na época.

PUZZONE DI MOENA

O “Fedorentão de Moena” (puzzo em italiano significa fedor) é um queijo da cidade de Moena, no Trentino Alto Adige, que tem um gosto maravilhoso, mas um cheiro quase insuportável que… faz jus ao nome!

COGLIONI DI MULO

“Coglioni” em italiano é o termo vulgar com o qual se identifica o saco escrotal.
Não, não se trata de uma comida à base do saco do equino, mas de um salame que lembra este formato e dimensões e que contém no seu interno uma bolota de “lardo”(toucinho temperado).
É bastante consumido entre as regiões do Lazio e do Abruzzo.

PALLE DEL NONNO

“As bolas do avô” é mais um embutido, cujo nome tem origem no formato que lembra os testículos caídos dos homens mais velhos. Uma delícia da região de Norcia na Umbria, famosa por seus embutidos.

TORTA PUTANA

“Puttana” com dois “t” é a atribuição vulgar de trabalho exercido pelas profissionais do sexo (bem parecido com o equivalente em português). Trata-se de um doce muito comum e difundido no Veneto feito frequentemente nos domingos frios do inverno italiano. Tem uma consistência de pudim e seu ingrediente principal é o pão italiano amanhecido.
Sobre a origem do nome temos duas versões: “puto”, em dialeto vêneto, significa “criança” e, portanto, a Torta Putana poderia ser uma referência ao fato que as crianças adoram esse doce.
Porém, já que na receita original um dos ingredientes é o Rum, essa versão parece a menos provável.
Ao contrário, diz a lenda que, em um famoso restaurante de Verona, essa sobremesa era o ponto alto do menu e que clientes vinham de todas os lugares para poder experimentá-la, embora seu nome não fosse conhecido.
Um crítico de gastronomia estrangeiro, presente no local, estava procurando no cardápio a famosa sobremesa e perguntou para um garçom qual seria o nome dessa iguaria. “Porca Puttana!” (expressão vulgar muito usada na Itália) exclamou o garçom que, ao se distrair para responder ao crítico, tropeçou e deixou cair sua bandeja repleta de comida”. O crítico interpretou aquilo como resposta à sua pergunta, que na sua interpretação virou: “Torta Putana”, nome que constou em sua resenha e que acabou se consagrando.
No Youtube vocês podem encontrar vídeos engraçados de diálogos entre vovó venetas uma perguntando para outra: “la fai la Putana hoje?” (Você vai trabalhar como Putana hoje?)

STROZZAPRETI

“Enforca padres” em italiano, é o nome engraçado dessa massa em formato de espiral, que as mulheres da Emilia Romagna preparavam antigamente para saciar a fome dos gulosos padres, na época em que esta região estava sob o domínio do Estado Pontifício.
Conta a lenda que o descontentamento cada vez maior esta dominação levou as cozinheiras a fazer essa massa com um formato cada vez mais grosso, na esperança que ela pudesse “engasgar até sufocar os padres”, que obviamente não pagavam pela comida e que por isso também eram bastante odiados pela população.

Andrea Chiavacci

Toscano DOC, nasceu em Livorno, viveu sua infância e juventude em Florença e se formou em Pisa. Inspirado na culinária de sua mãe e avós, originárias da campagna toscana, vive há 27 anos no Brasil. Chef desde 2008 e enófilo, organizou inúmeros eventos culturais internacionais. É pioneiro no Brasil no ensino da gastronomia à distância, prática à qual se dedica com humor e amor

A dieta mediterrânea

É possível preparar e saborear pratos gostosos seguindo uma DIETA? Pasmem, a resposta é sim! Isto se formos seguir a conhecida dieta mediterrânea. Mas antes de falar de pratos e receitas vamos conhecer mais um pouco dela? Se trata de um modelo nutricional inspirado...

Se no título tem a palavra “kitchen” então tem a ver com a Pra.to!

Chegar a essa conclusão foi fácil, ainda mais após ter lido (ou seria melhor dizer devorado?) em um só dia o saboroso e leve livro de Ale Guerra: “Sex and the Kitchen”. De fato, não é por acaso que experiências que aproximam o prazer do sexo e o prazer de saborear um...

Os nomes curiosos da comida italiana

Já imaginou alguém perguntando para a própria avó: "Hai fatto la Putana oggi? “(Já trabalhou de puta hoje?) Ou oferecer para um padre um prato de “Strozzapreti” (estrangula padres)? Veja alguns nomes fora do comum de alguns pratos tradicionais da culinária italiana....

As cores do vinho

Vermelho, branco, amarelo, rosa, laranja, verde...nem parece que estamos falando de vinho não é mesmo? Em italiano a tradução de vinho tinto é vino rosso ou seja “vermelho”. E não dá para discordar: afinal, com gradações diferentes e tonalidades distintas, os vinhos...

É vegano o melhor chocolate que existe

Você sabe quais ingredientes são necessários para fazer um bom chocolate? Basicamente massa de cacau, manteiga de cacau, baunilha e lecitina de soja, que é um emulsificante e serve para emulsionar a massa de cacau e a manteiga. A qualidade depende da porcentagem da...

Desvendando Mitos

A selagem é necessária para reter líquidos da carne? “Sele a carne de todos os lados, para garantir que o suco permaneça no interior e a carne macia durante o cozimento... “ Quantas vezes você leu ou ouviu esta frase? Bem, de agora em diante você pode esquecer. Por...

Descobrindo um novo Hobby…

Descobrindo um novo Hobby... Tenho conversado com muitas pessoas que tem buscado um hobby ou uma atividade, além do trabalho, para se entreter, divertir, aprender ou até se tornar mais saudável... e, acredito que seja unanime para os que encontram esse momento, um...